sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

STAR TREK: STARFLEET ACADEMY S01 EP05 (2026)

  ----------


----------

EPISÓDIOS

S01.E05 ∙ S.A.M. [***]

----------

ACASTANHADAS 

Achamos um certo subconjunto deste episódio bastante agradável, sincero e mesmo emocionante beee...eem ao seu final, porém o restante do segmento continua trazendo os problemas já mencionados nos quatro anteriores. 

Basicamente nós temos (na Face B) uma comédia de costumes envolvendo a chanceler que francamente é um pouco difícil de assistir até o final com pessoas adultas se prestando a uma farsa sem muito sentido e (infelizmente) a história principal também tem toda uma "sequência na boite" (entre outras bobagens menores) que, além de ser um lugar comum em séries colegiais (esta deveria ser uma série universitária),  produz um desgastante choque tonal com o restante do material A que envolve o dilema de SAM tentando ser uma boa Emissária para o seu povo (e para tanto ela se mete a procurar "desvendar o mistério do desaparecimento de Ben Sisko").

Descontado esse recorte infeliz...

... O restante é uma grande homenagem a DS9, ao seu protagonista e ao seu ator principal. Não faltam tributos históricos e maiores do que a vida a Ben Sisko, por vezes em um tom deveras reverencial (e faz exatos 30 anos no mundo real que o próprio Sisko prestou tributos análogos ao capitão Kirk em um episódio canônico)... Não se enganem, a história de SAM é só um arcabouço conveniente para disparar sem culpas o canhão da nostalgia, o que inclui até uma exposição permanente sobre o Emissário dos Profetas em New Orleans, duas versões de Jake Sisko (com o próprio Cirroc Lofton reprisando o papel) e até uma nova Dax (vivida pela coroteirista Newsome com um presença professoral ausente dos docentes da série até aqui) (DAX é a "orientadora" de SAM na sua tarefa!). [E não compramos a surpresa quanto a identidade de tal professora!]

(Em nossa fanfic, cerca de 120 anos após o primeiro desaparecimento de Sisko, Diane é a hospedeira do simbionte DAX.)

O episódio procura respeitar ambas as visões de Ira Behr e Avery Brooks para o destino de Sisko, sugerindo transcendência (especialmente em uma fala específica de "Jake" e nas nuvens ao final parecendo a face do capitão). Não existe informação adicional, o que pode frustrar alguns. Nem mesmo sobre o segundo filho de Sisko.

SAM, falando para o cosmos, se despede ao final, agradecendo ao entendimento obtido com a sua pesquisa e deixando um canal aberto caso "Sisko quisesse conversar"... Em seguida ouvimos um trecho apenas em áudio (reaproveitado de um trabalho independente do ator) do próprio Brooks meio que " a respondendo de algum lugar"... Segue um agradecimento especial a Avery Brooks e os créditos rolam sob o tema da série Deep Space Nine. 

NOTA DESTA CASTANHA: Gravamos o Podcast do episódio Penumbra de DS9 poucas horas antes desse episódio ir ao ar. Por que justo tão sincronizados após 27 anos de possibilidades fica como mais um mistério. 

OBRIGADO POR TUDO AVERY BROOKS!

BE FOREVER TEROK NOR!

----------

Nenhum comentário:

Postar um comentário