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01 Neverland [***]
02 Mr. October [***]
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01/02 "Neverland/Mr. October": No coração da nova série jaz uma menina recém reencarnada Marcy Hermit querendo se reconectar com o seu irmão Joe que trabalha num lugar limítrofe entre vida e morte (em delicados flashbacks vemos a principal força criativa da série, Noah Hawley o estupendo showrunner de Legion e de Fargo, interpretando, sim ele mesmo, o falecido pai dos meninos)... Boy Kavalier é o genial dono da Prodigy (a mais jovem das cinco mega corporações que dominam em 2120 a terra e o sistema solar colonizado). Ele e a sua equipe desenvolveram um procedimento revolucionário e ainda secreto de transferir as consciências de crianças com doenças terminais para super corpos adultos sintéticos (imortais a menos de agressores externos superiores). Kavalier é (além de assustadoramente inteligente) obcecado pela história de Peter Pan, vendo a si mesmo como o personagem titular, com Marcy se tornando a sua Wendy e a primeira leva de crianças terminais que chega a sua ilha (ilha essa chamada de Neverland por falar nisso), completando os seus demais "Garotos Perdidos"... Além desses novos sintéticos com mentes de crianças, existem neste universo: os sintéticos tradicionais (para a franquia Alien) com mentes de IAs e ainda meros humanos com implantes cibernéticos (Cyborgs).
Enquanto isso a Maginot, uma nave de pesquisa da Weyland-Yutani (a megacorporação vilã padrão da franquia), voltando do espaço profundo trazendo uma carga de Xenomorfos e outros perigosos animais alienígenas, cai em uma das cidades da Prodigy... O pelotão paramilitar que tem Joe como paramédico é enviado para o local para ajudar (a nave acertou em cheio um conjunto de prédios)... A bordo da nave acidentada, o seu sobrevivente chefe de segurança Morrow (um Cyborg) procura a todo custo (conflitando com quem aparecer pelo caminho) capturar os animais que escaparam, especialmente um Xenomorfo... Kavalier envia os "Garotos Perdidos" (com o supervisor diretor deles, o sintético Kirsh) para o mesmo local para checar a carga da concorrente (e a população da sua cidade, não necessariamente nessa ordem) (ele também antecipa um conflito direto e aberto com a Weyland-Yutani pela carga que ele já percebe como muito especial durante a missão)... Os irmãos enfim se reconectam mas o Xenomorfo tem outros planos para Joe.
Uma coisa fica clara no balanço usual da franquia alien entre CyberPunk X Terror Cósmico, a primeira componente dominou nestes dois primeiros episódios. Além das didaticamente estabelecidas três possíveis formas de trans-humanismo, de toda a história das crianças, do Kirsh parecer muito com o Roy Batty de Blade Runner (risos) etc. A atitude das corporações entre elas, com o mundo e principalmente com a população é deveras característica... Alta Tecnologia. Baixo Padrão de vida! De Fato!
Kavalier criou Wendy por uma vazio existencial, por não ter alguém com quem conversar que fosse mais inteligente do que ele. Criou também como uma resposta humana as IAs. Dois lugares interessantes para se caminhar narrativamente. Wendy já surpreende o "garoto gênio" (e ela mesma) desde pelo menos o segundo episódio (e curiosamente já se estabelece uma ponte auditiva dela com o Xenomorfo aparentemente) e vemos grande potencial na protagonista... Agora, quanto aos demais "Garotos Perdidos" em si, o caminho parece levar a uma tragédia (eles já "nascem" com essa sugestão no ar)... Aliás a presença deles em campo parece ser o ponto mais preocupante da série até aqui (É uma escolha arriscada de Hawley!).
Levando em conta o universo estabelecido ficam no ar possibilidades mil para "personagens mascarados": humanos que não são humanos e agentes infiltrados de toda sorte são apenas as ideias mais óbvias... Por exemplo: O que fez a Maginot cair? Já existem pistas mas esperamos um flashback próprio em algum momento. Qual foi a participação de Morrow nessa queda? Como Morrow pode ser tão preparado para lidar com os Xenomorfos? Por qual motivo ele arrisca tudo e todos para a sua missão e em que termos? Será ele o "Capitão Gancho" (notem que ele tem um braço biônico) para o "Crocodilo Tic-Tac" do Xenomorfo?
A série é fantástica visualmente com valores de produção impecáveis e de muito bom gosto... Partindo da virtuosa reconstrução da Maginot (IMAGEM + ATMOSFERA + FEEL) como uma nave irmã da Nostromo (a nave do filme Alien 1979), eles criam um fluxo de imersão para toda a série dentro da franquia mantendo em toda a parte a mesma estética retro futurista (respeitando-se obviamente as convenções do CyberPunk)... A direção trata de forma muito inteligente a exposição, seguindo com um contido uso de flashbacks e economia em geral via elipses (basta examinar a sequência dos nascimentos de todos os demais "Garotos Perdidos" como um plano longo)... Existe também todo um "Cacoete Impressionista" que perpassa toda a produção e é muito bem resolvido pela montagem.
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