sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

STAR TREK: STARFLEET ACADEMY S01 EP06 (2026)

----------


----------

EPISÓDIOS

S01.E06 ∙ Come Let's Away [**1/2]

----------

ACASTANHADAS 

Tão cedo e a premissa da série já deve ser questionada, com Braka dominando a Athena (obviamente cheia de cadetes!) pela segunda vez em meros seis episódios (será que ele ao menos tem um informante na terra?). 

Deveriam ter acreditado na noção da Academia como um prédio com histórias específicas para esse modelo de narrativa. Levando em conta a presença dos holodecks mágicos do século 32 fica até a dúvida se o cenário visto no episódio não seria simplesmente uma irresponsabilidade colossal (amplificada pela fragilidade da Frota Estelar sublinhada aqui, advinda das condições iniciais e de contorno desta serie)... Mas esse barco já zarpou, aparentemente.

(E a história da "Escola Voadora" lembra mais uma animação perdida da Hanna Barbera do que Star Tek. O que não é um elogio... Mas, com a pré-existência de um "QG Voador", alguns diriam: que era inevitável!)

Mas afinal... Sobre o que é e não sobre o que poderia ser este episódio?

Positivos: Melhor interação das duas Faculdades (e dos dois Chanceleres). Um excesso de trama meio confuso (e diríamos até sobreposto) mas que não deixa ninguém dormir. O bom trabalho de Giamatti e Hunter (o primeiro tem sempre o seu Drive num lugar mais sombrio e a segunda num lugar mais "alternativo" e não é tão fácil combinar isso direito). Braka e Ake parecem ter história mesmo antes do caso da família Mir (e algo muito pesado por falar nisso)... No final ele lembra um pouco o Michael Eddington. 

(Conjectura: E se a mãe de Caleb não for tão inocente assim? E se ela foi radicalizada de alguma forma? Ela poderá ser a vilã da segunda temporada?)  

Negativos: Além da crítica a própria premissa da série, a fraqueza da Frota Estelar frente a ameaça de Braka (especialmente na pessoa de Vance)... E um excesso de trama meio confuso (e diríamos até sobreposto). 

Inexplicável: Cadete Kraag (com auxílio do seu quase inexplicável companheiro Kyle).

-

(*) Não entendemos bem o que a Tarima fez e o que a Sargasso pretendia fazer. A "fisicalidade" da SAM também continua um mistério (suporte de vida?).

(*) A reviravolta final é algo familiar... Mais ainda, o roubo de "alguma arma" parece ser tão previsível (em termos de possíveis tramas futuras) dentro dessa terceira era de Star Trek que não temos boas expectativas para o fim de temporada.

(*) Tudo já é datado, não precisa carimbar e assinar. Péssimo uso de uma canção pop na abertura... E já que estamos nisso: se Breaking Bad não precisa de palavrões, Star Trek também não!

(*) Lembranças de DS9 no episódio passado e de Firefly neste (com Furies no lugar dos Reavers, com Tarima no lugar de River e mesmo uma referência explícita a Fireflies). O que teremos no próximo episódio? Um (especialmente se tomarmos o nome da Miyazaki como um vislumbre) anime? 

(*) Starfeet Academy anda pensando em Endogamia X Doenças X Violência ou esta Castanha está vendo demais?

----------

Nenhum comentário:

Postar um comentário