segunda-feira, 15 de setembro de 2025

STRANGE NEW WORLDS 3X10: NEW LIFE AND NEW CIVILIZATIONS

-


 SNW3X10: "New Life and New Civilizations" [**]
 
"O Meta Comentário que nem Sherlock Holmes Percebeu" : O pequeno review que se segue tenta explicar o episódio nos seus termos mas talvez ele simplesmente não seja assim explicável. Fica a nítida impressão de que ocorreu alguma ordem executiva do estúdio (com os roteiros já aprovados e com a terceira temporada já em PREP) dizendo FRONTALMENTE a eles da produção para "limpar a mesa" e/ou "que estava na hora de algo diferente". E é isso que deixa o gosto de "bagunça" e de "fim de série" na boca ao seu final... 

"Dois Binários Entrelaçados" : A amizade entre Spock e Kirk é um dos mais memoráveis e amados elementos de toda a franquia e algo que o episódio parece querer nos convencer que tomou um definitivo impulso com um elo mental deveras gratuito aqui. Gratuito pois uma AI teria pilotado com precisão as duas naves e (o melhor de tudo) sem os visuais ridículos (não que as estimativas energéticas usadas pareçam muito corretas em primeiro lugar) (e não que a radiação dos feixes não devesse ter vaporizado todos os irresponsivos fieis naquele templo e além naquele planeta aparentemente feito via AI) ... E quantos episódios da TOS esse elo "potencialmente destruiu" com o futuro capitão da Enterprise agora partilhando da mente do seu futuro primeiro oficial?
 
(E como o episódio 3X05 pode funcionar nos seus termos se uma única entidade Vezda consegue gerar tanta energia? E por qual motivo o Vezda não simplesmente levou o M'Benga da Enterprise para tal planeta e dali direto para  Vadia IX?) 
 
"E de alguma maneira Ray é neta de um (!?) Revivido Palpatine (e também é uma SkyWalker)..." : O Vezda conseguir ir arbitrariamente da Enterprise para o planeta dos seus adoradores e dai ter que esperar arbitrariamente pela Enterprise lá para só então ir para Vadia IX é demente (As tais "Linhas Ley Galácticas" são introduzidas e não explicadas... Nem arbitrariamente... E isso num universo ficcional já saturado com os "motores de esporos" da vida.), mas isso não é o pior... De alguma maneira o tratamento completamente arbitrário de Batel a transformou na carcereira hiperdimensional dos Vezdas.  Por quê? Perguntem para o J.J..
 
(E sim tudo que acontece no Planeta do Adoradores é meio esquisito/irresponsivo/indiferente e o episódio não faz o MENOR esforço com alguma "coleta de lixo" por lá ao seu final. Nem como Pike para lá voltou.)

(E de alguma forma Pelia consegue transformar cada cena em que ela está presente em um Revival de Golden Girls e ao mesmo tempo ser uma ex-companheira de alguma iteração do Doctor Who... Ou algo assim.)
 
"A Cozinha Interior" : Inner Light é um dos episódios mais amados de TNG e de toda a franquia  ao fazer colidir lindamente dentro do seu protagonista: a estrada escolhida de Oficial da Frota Estelar com os caminhos não tomados de Arqueólogo e de Pai de Família. Essa indescritível experiência que agora existe somente dentro dele encontra tradução exterior numa singela e bela melodia de flauta tocada pelo próprio... Aqui temos Batel conjurando e vivendo toda uma vida com Pike e dai (para todos os fins práticos humanos) morrendo para cumprir a sua missão de carcereira permanente do mal primordial da galáxia... É chocante a falta de protagonismo de Pike (quase um carona em sua própria série ele começa o episódio cozinhando e vai para a realidade alternativa vivida cozinhando e ganha até um avental de presente) (e serve basicamente de suporte emocional para uma personagem recorrente) e o gigantesco trauma que ele acumula aqui (viver a vida com uma filha parece particularmente cruel!). Ainda desnorteado ele mal consegue ordenar que a nave saia de órbita (Para uma missão de cinco anos conforme dizem... Será a de Kirk?).
 
(Em tempo #01: A proximidade com Inner Light foi confirmada pelos próprios showrunners... Esta Castanha também se lembrou dos longos "episódios interiores" dos protagonistas de animes - Batel no caso - em momentos críticos, por exemplo em meio a uma luta... Um comentarista mencionou os "Flash-Sideways" da série LOST, algo muito bem observado.)
 
(Em tempo #02: Nada de Pike cuidando de uma Batel "com câncer" e nem de uma Batel cuidando de um "Pike inválido", apesar de Pike em um certo momento na vida vivida dos dois mencionar essa possibilidade.)
 
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário