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Trama básica: Anora "Ani" Mikheeva (Mikey Madison) é uma stripper num clube de luxo e garota de programa em atendimentos particulares para clientes ainda mais selecionados. Eis que ela estabelece um relacionamento estilo "namorada de aluguel" com Ivan "Vanya" Zakharov (Mark Eydelshteyn), filho de um oligarca russo. A atitude de Vanya é insanamente hedonista e alienada, torrando sem trégua a fortuna do seu pai. Eis que nessas férias permanentes (e por iniciativa de Vanya): os dois se casam em Las Vegas... Os pais de Vanya quando descobrem ficam furiosos e enviam dois "capangas", o russo Igor (Yura Borisov) e o armênio Garnik (Vache Tovmasyan), mais o padrinho de Vanya e irmão de Garnik: Toros (Karren Karagulian), uma espécie de "capanga supervisor" dos outros dois... Os três "capangas" devem apreender o casal e preparar a anulação do casamento enquanto os pais de Vanya chegam da Rússia... O que mais pode dar errado?
(O filme se passa largamente no Brooklyn/NewYork, que contém a mansão do pai de Vanya e a grande vizinhança russo-americana de Brighton Beach.)
Trama básica: Anora "Ani" Mikheeva (Mikey Madison) é uma stripper num clube de luxo e garota de programa em atendimentos particulares para clientes ainda mais selecionados. Eis que ela estabelece um relacionamento estilo "namorada de aluguel" com Ivan "Vanya" Zakharov (Mark Eydelshteyn), filho de um oligarca russo. A atitude de Vanya é insanamente hedonista e alienada, torrando sem trégua a fortuna do seu pai. Eis que nessas férias permanentes (e por iniciativa de Vanya): os dois se casam em Las Vegas... Os pais de Vanya quando descobrem ficam furiosos e enviam dois "capangas", o russo Igor (Yura Borisov) e o armênio Garnik (Vache Tovmasyan), mais o padrinho de Vanya e irmão de Garnik: Toros (Karren Karagulian), uma espécie de "capanga supervisor" dos outros dois... Os três "capangas" devem apreender o casal e preparar a anulação do casamento enquanto os pais de Vanya chegam da Rússia... O que mais pode dar errado?
(O filme se passa largamente no Brooklyn/NewYork, que contém a mansão do pai de Vanya e a grande vizinhança russo-americana de Brighton Beach.)
Anora mostra inicialmente uma faceta um tanto prática e cínica no seu clube mas, após alguma dúvida frente a proposta de casamento de Vanya, abraça o sonho proporcionado pela fortuna do jovem russo. Notem que Vanya não é nem uma figura paterna nem um grande amante para Anora e a ideia dele de casar por um Green Card é aqui totalmente absurda (aliás a patetice absoluta de Vanya NUNCA É SUTIL e é retratada a perfeição por Eydelshteyn)... Os realizadores mergulham com competência a audiência na felicidade do casal e dos seus amigos, algo que não pode durar obviamente mas é deveras infecciosa mesmo assim.
Eis que batem à porta da mansão os mencionados três capangas e rapidamente (vejam só!) Vanya foge e o que se vê são 15-20 minutos de excelente comédia nucleada pela incrível determinação de Anora em não abrir mão do seu sonho (o casamento?). É particularmente engraçado como ela exibe uma espécie de arte marcial baseada em Pole Dance (é ver para crer!)...
Garnik é completamente pateta e um príncipe do estabaco... Toros (só o nome já é engraçado!) lembra aquele parente que já não tem mais moral alguma por tanto repetir a mesma lição de moral aos mais jovens sem nada concreto acontecer... Igor é o menos incompetente... Com a introdução de Igor (Russo) versus Anora (primeira geração) se coloca o foco no conflito de classes (e é um mérito do diretor por digamos "trocar esse pneu andando")... Excepcional é trabalhar com a expectativa de violência sexual como fonte adicional de humor (a forma humana que Igor trata Anora aqui, apesar das horríveis circunstâncias, é crucial para o final) (e aqui Anora o provoca tudo o que pode, o que também é importante para o final)... Eis que os quatro patetas vão atrás de Vanya...
Mais uma vez uma direção com registro naturalista, câmera na mão, filmado na rua e vamos mergulhando junto naquela comunidade russo-americana e é tudo muito fascinante: filmar a vida com proficiência! E ai você percebe que a energia da Anora começa a cair. Nem queria ouvir falar de anulação, agora já fala de divórcio, agora já fala de dinheirinho de cala boca. E finalmente encontram Vanya no clube em que trabalhava Anora justo na cabine com a arqui-inimiga dela (o que é perfeito na ironia e na questão do choque de realidade para a protagonista) (apesar dele estar bem doidão, obviamente).
Eles finalmente conseguem tomar Vanya a tiracolo e voltar para Vegas de modo que a anulação possa lá ser feita. Com a chegada dos pais de Vanya, o conflito de classes chega ao seu máximo e encarando a total inação de Vanya de um lado e uma potencial bilionária litigação do outro, Anora sucumbe a anulação mais 10.000 dólares em espécie.
Igor leva Anora para a mansão, dormir , pegar as suas coisas e conduzi-la a casa da sua irmã no dia seguinte com o dinheiro... No momento da despedida, Igor produz o caríssimo anel de noivado (graças ao enrolado do Toros)... Mais do que um prêmio de consolação, o anel é uma lembrança do sonho vivido e do sonho negado... Anora se sente também muito culpada pela forma como tratou Igor ao mesmo tempo que se sente muito agradecida por tudo que ele fez... Ela tenta iniciar o ato sexual dentro do carro mas quando Igor tenta beija-la ela para, se debate e chora muito... Será que transar seria a única forma de agradecer? Será que é mesmo verdade a máxima de que prostitutas fazem tudo exceto beijo na boca? ... Cena final antológica ... Filme ganhador da Palma de Ouro de 2024 ... O melhor filme de 2024.
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Sim ou Não? Sim. O melhor filme de 2024 como visto por esta velha Castanha... E talvez tenha chegado a hora de passar a levar o diretor Sean Baker mais a sério.
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A série TORRONES?(S/N) mostra Luiz Castanheira decidindo se vai agregar um novo filme (que já passou pelo crivo de relevância popular e/ou crítica) a sua exclusiva coleção de Torrones De-li-ci-o-sos!
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Eis que batem à porta da mansão os mencionados três capangas e rapidamente (vejam só!) Vanya foge e o que se vê são 15-20 minutos de excelente comédia nucleada pela incrível determinação de Anora em não abrir mão do seu sonho (o casamento?). É particularmente engraçado como ela exibe uma espécie de arte marcial baseada em Pole Dance (é ver para crer!)...
Garnik é completamente pateta e um príncipe do estabaco... Toros (só o nome já é engraçado!) lembra aquele parente que já não tem mais moral alguma por tanto repetir a mesma lição de moral aos mais jovens sem nada concreto acontecer... Igor é o menos incompetente... Com a introdução de Igor (Russo) versus Anora (primeira geração) se coloca o foco no conflito de classes (e é um mérito do diretor por digamos "trocar esse pneu andando")... Excepcional é trabalhar com a expectativa de violência sexual como fonte adicional de humor (a forma humana que Igor trata Anora aqui, apesar das horríveis circunstâncias, é crucial para o final) (e aqui Anora o provoca tudo o que pode, o que também é importante para o final)... Eis que os quatro patetas vão atrás de Vanya...
Mais uma vez uma direção com registro naturalista, câmera na mão, filmado na rua e vamos mergulhando junto naquela comunidade russo-americana e é tudo muito fascinante: filmar a vida com proficiência! E ai você percebe que a energia da Anora começa a cair. Nem queria ouvir falar de anulação, agora já fala de divórcio, agora já fala de dinheirinho de cala boca. E finalmente encontram Vanya no clube em que trabalhava Anora justo na cabine com a arqui-inimiga dela (o que é perfeito na ironia e na questão do choque de realidade para a protagonista) (apesar dele estar bem doidão, obviamente).
Eles finalmente conseguem tomar Vanya a tiracolo e voltar para Vegas de modo que a anulação possa lá ser feita. Com a chegada dos pais de Vanya, o conflito de classes chega ao seu máximo e encarando a total inação de Vanya de um lado e uma potencial bilionária litigação do outro, Anora sucumbe a anulação mais 10.000 dólares em espécie.
Igor leva Anora para a mansão, dormir , pegar as suas coisas e conduzi-la a casa da sua irmã no dia seguinte com o dinheiro... No momento da despedida, Igor produz o caríssimo anel de noivado (graças ao enrolado do Toros)... Mais do que um prêmio de consolação, o anel é uma lembrança do sonho vivido e do sonho negado... Anora se sente também muito culpada pela forma como tratou Igor ao mesmo tempo que se sente muito agradecida por tudo que ele fez... Ela tenta iniciar o ato sexual dentro do carro mas quando Igor tenta beija-la ela para, se debate e chora muito... Será que transar seria a única forma de agradecer? Será que é mesmo verdade a máxima de que prostitutas fazem tudo exceto beijo na boca? ... Cena final antológica ... Filme ganhador da Palma de Ouro de 2024 ... O melhor filme de 2024.
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Sim ou Não? Sim. O melhor filme de 2024 como visto por esta velha Castanha... E talvez tenha chegado a hora de passar a levar o diretor Sean Baker mais a sério.
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